Captura de Tela 2017-06-20 às 1.52.04 PM

Indústria da moda é a 5ª mais poluente.

Por muito tempo pensamos que a moda era a segunda indústria mais poluente do planeta.

(Além de estudos escassos sobre o tema, os parâmetros podem ser vários, como: emissão de carbono, consumo de água, entre outros.)

Porém, The Global Fashion Agenda em colaboração com The Boston Consulting Group, fizeram uma avaliação aprofundada do desempenho ambiental e social da indústria da moda no primeiro relatório do Pulse of the Fashion Industry (maio de 2017). Com isso agora temos acesso a inúmeros dados para pesquisa e estudo de melhores maneiras para se trabalhar.

Captura de Tela 2017-06-20 às 1.56.39 PM

O relatório aponta a indústria da moda como responsável pela emissão de 1.715 milhões de toneladas de CO2 em 2015, cerca de 5,4% dos 32.1 bilhões de toneladas das emissões de carbono global nesse mesmo ano.

Analisando esses dados, a fundadora e editora chefe do site ECOCULT, Alden Wicker, explica que segundo seus cálculos, a moda como indústria é menos poluente que a de eletricidade e aquecimento (24,9%), agricultura (13,8%), transporte rodoviário (10,5%), e petróleo e produção de combustível (6,4%), além de se equiparar a pecuária (5,4%). Isso coloca a moda como 5ª indústria mais poluente do mundo.

O que achamos muito interessante ela citar é que a indústria da moda envolve todas essas outras indústrias mencionadas acima. Por exemplo:

• eletricidade (normalmente vinda de fontes sujas como carvão e diesel), é usada para fazer funcionar as fábricas de vestuário.
• O algodão é um produto agrícola.
• Uma pequena parte da trajetória das roupas é feita por transporte rodoviário.
• O poliéster é feito a partir do plástico que é um produto do petróleo.
• O couro é um subproduto do gado criado para a alimentação.

Ou seja, isso tudo só reafirma o poder que a moda tem. Ela diz ainda nesse mesmo texto:

“Se aprimorarmos a cadeia produtiva da moda e diminuirmos suas emissões, estaremos diminuindo as emissões das quatro indústrias mais poluentes do planeta.

A moda, pode de fato, salvar o mundo.”

Acho que podemos refletir bastante sobre a responsabilidade que temos em nossas mãos, não é?

Fontes: Copenhagen Fashion Summit, ECOCULT

Share

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *