sustent.
,

Alguns Caminhos para a Sustentabilidade na Moda

Sustentabilidade é um tema bem debatido atualmente (alô alô graças a Deus) e vira e mexe nos pegamos pensando quais são os meios para ser mais sustentável, seja enquanto marca, seja na vida. Afinal, essa questão jamais vem segmentada.

O site Ecocult listou alguns caminhos, a partir do bate papo com três criaturas bem engajadas

– Tara St. James, fundadora da Study NY, Coordenadora de Produção e Pesquisadora em Zero Desperdício de Manufatura no Brooklyn Fashion + Design Accelerator (BF + DA) e Educadora em Certificado de Design Sustentável no Fashion Institute of Technology.

Amy DuFault, escritora de moda sustentável, consultora e ativista, Diretora de Comunicação do BF+DA.

– Faye Lessler, digital influencer de sustentabilidade, que também trabalha no BF + DA.

Então, vamos lá:

1- Seja Específico

A sustentabilidade tem diversas frentes, não só a ambiental, mas também a social, a econômica, a política e a cultural. A princípio pode ser legal ver o que te interessa mais, se é a perspectiva dos direitos humanos ou a inovação de materiais ou a escassez das fontes naturais do planeta, entre outras coisas. É um universo de questões e sistemas a serem pensados. Mas, também pode iniciar por leituras de sites legais, como: Ecocult, Ecouterre, Ethical Fashion Forum, Modefica, Fashion Revolution, entre tantos outros.

2- Seja Flexível 

Definir um ponto de partida pra pesquisa, como citamos no item 1, não significa ser rígido. Nas empresas tradicionais existe a tendência de ficar “embutido” em alguma função. Não devemos nos esquecer do todo, uma questão puxa a outra.

3- Apoie a Rede e os Eventos de Moda Sustentável

Frequente os eventos, ouça o que as pessoas tem a dizer e aprenda com elas. Não há nada mais enriquecedor do que essa troca. A Sustentabilidade só faz sentido se estiver num modelo horizontal, onde todos se ajudam e se complementam.

É muito legal ver gente nova chegando, significa que está expandindo para além do coro e é esse o objetivo. E por fim, Tara levanta uma questão bem legal: Não frequente apenas eventos gratuitos! Existem conferências que são pagas e com um super trabalho pra conectar pessoas e formar networkings realmente consistentes.

4- Pesquise

Como já dissemos, Sustentabilidade é um campo bem vasto, porém existem frentes pouco estudadas. Segundo Tara, há muito mais necessidade de educação em sistemas de desenvolvimento e fabricação de têxteis. Pensar em como realmente funcionam as fábricas e como podemos aprimorar isso.

5- Dê a chance de ouvir os Pequenos Produtores Sustentáveis

Converse com quem está produzindo Sustentabilidade em algum âmbito, pode ser com os Designers, Produtores de Feiras, Jornalistas, Ativistas, entre outros. Eles sempre tem experiências bem enriquecedoras pra trocar, já que se ligam na cadeia como um todo. Alguns que já citamos aqui: Jardim Secreto Fair, Roupateca, Maria Tangerina, Somos 55, Gioconda Clothing, Philadelphia Company, Fêra Féra, Moda Limpa, entre tantos outros.

6- Leve seu conhecimento pras empresas maiores

Muitas pessoas que trabalham com moda estão desiludidas de seus empregos (quem nunca?). Se a sua empresa tem uma abertura mínima pra mudança, chegue com essa ideia! E também use isso a seu favor, pra entender como a cadeia funciona, através desse conhecimento fica mais palpável ter novos insights de mudanças positivas.

7- Ou abra a sua própria marca!

Idéias são sempre bem vindas e não tem nada mais incrível do que ver novos projetos lindos e verdadeiros surgindo. Pode ser vestuário, jornalismo, acessórios, eventos ou qualquer iniciativa que fomente e faça a Sustentabilidade crescer cada vez mais.

 

 

Share

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *