cosmeticos

Alternativas naturais para cuidar da beauté

Sempre que falamos de sustentabilidade, acabamos enfatizando a moda, afinal, é nossa principal linha de pesquisa. Mas, como já dissemos em outros momentos, ela está integrada a tudo, desde a alimentação, até os cuidados pessoais. Não somos experts no assunto beleza natural, mas iniciamos nossa caminhada com algumas opções mais saudáveis para cuidar da cútis.

E, como amamos dividir tudo com vocês, fizemos um apanhado de dicas vibes pra quem quiser se jogar nesse caminho! O site Cosmetologia do Bem disponibiliza um guia com os ingredientes químicos que devemos fugir em cada linha de produto. É bem fácil e de utilidade pública.

Considerando que cuidamos da nossa pele duas vezes ao dia ~ lavando, tonificando, hidratando aaaand esfoliando (ai é uma vez por semana, senão maltrata a queri) ~ selecionamos algumas opções de cada pra te ajudar.

Experimentamos e aprovamos duas opções de tônicos feitos em casa:

1 – Chá de Camomila: acalma a pele, achamos incrível!

2 – Tônico De Chá Verde E Vinagre (via Modefica)

O chá verde tem propriedades anti-inflamatórias, o que o torna um calmante excelente para a pele, além de ser rico em atioxidantes. O vinagre de maçã ajuda a balancear os níveis de PH naturais da pele e é rico em ácido alfa-hidroxi, que ajuda a acelerar a remoção de células mortas e danificadas. Por isso, o vinagre de maçã pode ajudar também a diminuir marcas de acne e deixar o tom da pele mais uniforme. Ele também tem propriedades anti-microbianas que ajudam peles acneicas. Se sua pele é muito sensível e suscetível à irritação, então deixe o vinagre de lado e use apenas o chá verde.

INGREDIENTES
• ¾ xícara de chá verde forte
• ¼ xícara de vinagre de maçã

INSTRUÇÕES
Faça o chá verde e deixe esfriar completamente. Misture com o o vinagre de maçã e guarde num pote de vidro na geladeira (ele deve durar algumas semanas). Para usar, coloque uma pequena quantidade do líquido em um pedaço de algodão e passe no seu rosto e pescoço depois da limpeza com seu sabão facial do dia a dia.

E uma opção beeem fácil de hidratante (via Modefica):

Máscara De Abacate Para Rosto E Cabelos

Essa máscara faz um pouco de bagunça, mas tem um toque ótimo na pele e definitivamente vale a pena! Abacates são cheios de antioxidantes, os quais ajudam a combater radicais livres que contribuem com o envelhecimento da pele. Eles são também ricos em ácidos graxos essenciais e, por isso, super hidratantes. O azeite de oliva é nutritivo e hidrante e ajuda a deixar a pele macia e sedosa.

INGREDIENTES
• 1 abacate
• 2 colheres de sopa de azeite de oliva

INSTRUÇÕES
Amasse o abacate (obviamente remova a casca e o caroço antes) e misture o azeite de oliva. Aplique a máscara no seu cabelo e rosto. Deixe por 15 minutos antes de tirar (para não sujar a casa inteira de abacate, deite em algum lugar enquanto a máscara entra em ação).

Agora uma dica mára para esfoliar a pele: borra do café. Após coar, deixe secando e utilize no banho. Super funciona e de quebra livramos o planeta dos microplásticos presente nos esfoliantes. A argila verde também é uma alternativa.

Além dessas dicas homemade, existem os pequenos produtores que trabalham com cosméticos naturais. Segue alguns que testamos e recomendamos:

Lá do Mato

Saboaria Boa

Com Amor Florinda  

E também os maiores, mais conhecidos, que também são legais:

Lush 

- Ivoke 

Surya Brasil 

Alva

Cativa 

Bioart

O Modefica traz várias receitas e lançamentos referentes a esse universo, vale conferir! Existem vários meios, a dica é pesquisar e testar pra ver o que funciona melhor com você!

Share

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *